Pedido de acesso à informação
O que é este serviço?
Consiste na possibilidade do usuário solicitar acesso à informação dos órgãos públicos do Poder Executivo Estadual.
Exigências para realizar o serviço
Possuir conta no Gov.BR.
Quem pode utilizar este serviço?
Pessoa física ou jurídica
Quanto tempo leva (prazo máximo para atendimento)?
30 dias corridos
Quais os custos?
Sem custo
Passo a passo
Etapas:
1- Acesse a Plataforma Fala.BR
- Acesse o site da Plataforma Fala.BR ou clique no botão abaixo “Acessar Serviço”.
- Clique no ícone “Acesso à Informação – LAI”.
2- Faça login na Plataforma Fala.BR
Clique em “Entrar com Gov.BR” nos ícones Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Se você ainda não tem uma conta Gov.BR, crie a sua em https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br
3- Faça seu pedido
Após registrar seu pedido de acesso à informação, a Plataforma Fala.BR irá informar o número do protocolo (NUP) e o e-mail utilizado que receberá notificações do sistema.
4- Acompanhe seu pedido
O acompanhamento da resposta do pedido é feito de duas formas:
- Fazendo login na Plataforma Fala.BR com a conta Gov.BR e acessando o menu “Meus Pedidos e Recursos de Acesso à Informação”, ou
- Acessando o e-mail de cadastro informado na conta Gov.BR.
5- Resposta do Pedido
Pedido fornecido: A resposta da manifestação fornecida no prazo de até 30 (trinta) dias será registrada na Plataforma Fala.BR que enviará automaticamente uma mensagem de alerta para o e-mail de cadastro.
Ausência de resposta: o usuário pode registrar uma Reclamação na Plataforma Fala.BR.
6- Recursos
Caso a resposta ao pedido não seja satisfatória ou a resposta tenha sido negada é possível registrar recurso de primeira instância à autoridade máxima do órgão no prazo de 10 (dez) dias a contar da publicação na Plataforma Fala.BR que deverá julgar e publicar em até 15 (quinze) dias.
Se o recurso de primeira instância for negado, o usuário poderá apresentar recurso de segunda instância ao Ouvidor-Geral do Estado, no prazo de 10 (dez) dias, a contar da publicação, que deverá julgar e publicar em até 15 (quinze) dias.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Prazo de resposta: 20 (vinte) dias corridos, prorrogáveis por mais 10 (dez) dias mediante justificativa do órgão.
Para orientações sobre como fazer uma manifestação:
Ligue ou envie e-mail para Ouvidoria-Geral do Estado – OGE: (67) 3318-4041ou (67) 3318-4002, e-mail: oge-cge@cge.ms.gov.br.
Para atendimento presencial:
Compareça à OGE para realizar seu pedido de acesso à informação, que será inserido na Plataforma Fala.BR.
Para enviar um pedido de acesso à informação através de correspondência:
Inserir a informação dos dados pessoais do manifestante: tipo de pessoa – física ou jurídica, país, nome, e-mail, documento de identificação e envie para OGE no endereço: R. Desembargador Nunes da Cunha, Bloco III, Parque dos Poderes, Campo Grande/MS, CEP 79.031-310, que realizará o cadastro na Plataforma Fala.BR.
Legislação
Lei Complementar nº 230, de 9 de dezembro de 2016
Disponível em https://www.cge.ms.gov.br/legislacao/
Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011
Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm
Lei Estadual nº 4.416, de 16 de outubro de 2013
Disponível em https://www.cge.ms.gov.br/legislacao/
Decreto Estadual nº 16.352, de 22 de dezembro de 2023
Disponível em https://www.cge.ms.gov.br/legislacao/
Decreto Estadual nº 14.879, de 13 de novembro de 2017
Disponível em https://www.cge.ms.gov.br/legislacao/
Categoria
Comunicação e transparência
Marcadores (palavras-chave)
Informação, solicitar informação, pedir informação, ter informação, acesso a informação, dados
URL do serviço
https://falabr.cgu.gov.br/web/home
Última atualização
26.05.2025
Elaborado por:
CGE/OGE
***Informações sobre este serviço também estão disponíveis no Portal Único do Estado de MS.